Aplicação já disponível
Leitão à Bairrada

Gastronomia

Leitão à Bairrada

  • 838443151942r.jpg
  • 838448939671p.jpg
Leitão à Bairrada
Realiza-se anualmente o Festival do Leitão nos Covões, em datas móveis, onde pode apreciar: leitão assado, cabidela de leitão, feijoada de leitão, folhados de leitão (com e sem queijo), bôla de leitão e rissóis de leitão, serão acompanhados por belíssimos vinhos e espumantes da região.

A proverbial excelência do leitão assado de Covões, segundo os cânones de uma tradição que se perde no tempo, parece corroborar a ideia de que terão sido antigos assadores da aldeia a abrir os primeiros restaurantes da especialidade junto às estradas de maior circulação da Bairrada.

Foi a partir desta convicção profundamente enraizada na comunidade que a Filarmónica de Covões, associação cultural centenária, decidiu organizar o Festival do Leitão do Concelho de Cantanhede, que decorre anualmente em Covões, em datas móveis, e cuja edição inaugural assumiu desde logo contornos de grande feira de gastronomia temática.

Para realização do evento são convocados os experientes assadores locais, lídimos defensores do saber ancestral que impõe regras particularmente exigentes quanto à raça e peso dos bácoros de tenra idade, composição do molho e tempo de assadura, numa receita que confere ao leitão assado de Covões o caráter distintivo que justifica a fama que sempre desfrutou.

Num ambiente geral de festa, animado com espectáculos musicais, folclore, actuações teatrais e mostras regionais diversas, com especial destaque para o artesanato local, o leitão é servido como manda a tradição, com batata cozida com pele, laranja e outros complementos e vai à mesa acompanhado com vinho de Cantanhede ou com o seu magnífico espumante tinto. Antes disso é possível apreciar outros saborosíssimos pratos associados ao rei do certame, como a cabidela de leitão, confecionada de forma única, ou a entrada de bola de leitão, a anteceder a canja de galinha ou o caldo verde gandarez.

- Cabidela de Leitão
A Cabidela de Leitão serve-se quase sempre nas refeições festivas, antes do leitão, e é confecionada com as víceras do leitão (coração, pulmões e fígado).

- Sarrabulho
O Sarrabulho da matança do porco é servido a todos aqueles que fizeram parte dos trabalhos e do ritual tradicional da morte do porco que normalmente é criado em casa.
Contactos
Aplicação já disponível

Entra em contacto
geral@cantanhedego.pt