Download gratuito
Cantanhede e Pocariça

Juntas de Freguesia

Cantanhede e Pocariça

  • 790502216750n.jpg
  • 800715651886l.jpg
Cantanhede e Pocariça
Cantanhede
Situada no limite que separa a Gândara da Bairrada a Freguesia de Cantanhede domina o centro geográfico do Concelho. A raiz céltica cant do topónimo significa "pedra grande" e relaciona-se obviamente com as pedreiras que abundam neste território. Cantonetti foi a primeira aproximação e aparece em documentos dos séculos XI, XII e XIII.
Com povoamento pré-histórico comprovado, a verdade é que somente no ano de 1081, no testamento do Conde D. Sesnando, governador de Coimbra, se faz a primeira referência histórica a Cantanhede. Terá sido ele quem mandou fortificar e povoar a então Vila, por volta de 1080. O foral, Manuelino, data de 1514.
Conta Fernão Lopes que terá sido em Cantanhede, em 1630, que D.Pedro I jurou solenemente perante o povo e os grandes do reino que sua amada Inês de Castro era sua mulher legítima, sendo então lavrado um acto perante o tabelião.
Das casas antigas do séc. XVIII, a mais briosa, de fachada harmoniosa, é a que pertenceu ao Capitão-mor João Henriques de Castro, onde hoje funciona a Casa da Cultura. Quanto à Igreja Matriz, é um templo que remonta aos finais do séc. XVI.

Pocariça
Situada a cerca de 2,5 Km de distância da Cidade de Cantanhede, a Freguesia de Pocariça mantém uma indissociável relação com a sede do concelho, onde trabalham muitos dos seus habitantes, no sector do comércio e serviços.
Apesar de registar ainda alguma actividade relacionada com ofícios tradicionais como os curtumes, tamancaria e cestaria em vime, a agricultura é ainda uma das principais actividades da população, especialmente a vitivinicultura. O vinho branco ali produzido sempre foi muito procurado a nível nacional.
Alguns dos seus solares, pertencentes a antigas famílias de linhagem ou homens abastados, ostentam uma certa sumptuosidade e são particularmente interessantes em termos arquitectónicos.
  • Morada
    Rua dos Bombeiros, 1
    3060-163 Cantanhede
  • Telefone
    231 423 246
  • Fax
    231 423 246
  • Email
    junta.cantanhede@gmail.com
  • Website
    http://ufcantanhedepocarica.pt/
Contactos
Download gratuito

Entra em contacto
geral@cantanhedego.pt