Download gratuito
Cordinhã

Juntas de Freguesia

Cordinhã

  • 800531906226I.jpg
Cordinhã
Situada na zona leste do Concelho, a sete quilómetros da Cidade de Cantanhede, a freguesia compõe-se de quatro lugares principais: Cordinhã, Ourentela, Azenha e Arnosela. Confina com Ourentã, a Norte, Murtede, a Nascente, Portunhos, a Sul, e Cantanhede, a Poente.
A antiga freguesia de Santo André da Cordinhã foi um priorado da apresentação dos Condes de Pombeiro, no termo de Cantanhede, dando de rendimento duzentos mil réis.
Teve juiz pedãneo (juiz ordinário que julgava de pé nos Concelhos menos importantes), confirmado pelo juiz de fora de Coimbra.
No ano de 1839 aparece na comarca da Figueira da Foz, em 1852, na de Cantanhede, e em 1879, no julgado de Ançã.
A freguesia, irrigada por dois ribeiros, é sobretudo agrícola. Produz um vinho de muita qualidade e cor, além de milho, batata, centeio, cevada, trigo, aveia, feijão, hortaliças, etc. Nos últimos anos tem-se desenvolvido a suinicultura.
Dedicada a Santo André, a igreja paroquial situa-se no extremo noroeste do lugar da Cordinhã. Desconhece-se a data da sua fundação, mas sabe-se que foi reedificada no século XVIII. A torre, de remate em pirâmide, ergue-se à esquerda da fachada.
O cruzeiro, datado de 1689, é constituído por uma coluna dórica e ergue-se no adro da Igreja. Presume-se, de acordo com a tradição local, que primitivamente tivesse estado de fronte da Capela de Nossa Senhora do Ó, no lugar de Ourentela.
  • Morada
    Rua Professor Joaquim Pires dos Santos, Nº 17
    3060-260 Cordinhã
  • Telefone
    231 416 111
  • Email
    freguesiacordinha@sapo.pt
  • Website
    http://freguesiadecordinha.pt
Contactos
Download gratuito

Entra em contacto
geral@cantanhedego.pt